Já planeou a festa de natal da sua empresa?

O Natal está a chegar, e com ele o tempo de afastar, nem que seja por breves momentos, a azáfama do escritório, do mercado e dos números! Em vez disso, esta é a altura em que, muitos de nós, optam por começar a planear a sua festa de Natal! Festa esta que, não só ajuda a criar laços e bom ambiente, mas que alivia a tensão e stress.

Este ano está responsável por organizar este evento?! – Nós podemos ajudar!

Estamos certos de que o seu objetivo final será sempre uma festa onde tudo corra bem, e que todos se recordem com carinho.  E como se torna um evento de Natal apelativo?! – Primeiro, desligar do ambiente de trabalho, quebrar clichés e não fazer o mesmo que faz todos os anos é o essencial! No entanto, vejamos um conjunto de dicas que, certamente, ajudá-lo-ão no planeamento do seu evento…

Comece por encontrar um espaço agradável e com bastante área!

Como sabemos, este ano as nossas celebrações terão de ser mais contidas. O que significa que, entre outros aspetos, não deve arriscar ao escolher um espaço pequeno, para que possa convidar, absolutamente, todas as pessoas que deseja. O que aconselhamos é que, se possível, encontre um espaço com bastante área, para que se mantenha a distância de segurança e se possa circular facilmente.

Planeie a refeição, a animação, os discursos e os presentes.

Pense em todos os momentos que terá no evento:

  • uma boa receção;
  • a hora da refeição;
  • os momentos de animação;
  • os discursos e gratificações; e
  • os presentes (este sim, será sempre o momento desejado por todos 😉)!

Adicionalmente, não se esqueça de um espaço para o convívio e socialização. Não coloque todos os momentos seguidos, sem qualquer pausa ou espaço para que todos possam sentir-se à vontade.

O menu

Mantenha o espírito natalício! Tente incluir, no menu, opções típicas do natal da sua região, e acompanhe-as de um bom vinho e de outras bebidas. Ah! Não se esqueça dos doces nem das tortas de natal!

Também é preferível, tendo em conta o tempo em que vivemos, optar por um espaço que disponha de serviço à mesa.

Animação

Neste campo, explore bem as opções… pode sempre ter coisas simples, mas que criem um bom ambiente. Por exemplo, ter um Pai Natal a distribuir os presentes individuais, cocktails, o clássico amigo secreto, pode ser o essencial…

Conhece o Amigo Secreto Online?! Existem vários sites gratuitos onde pode fazer o seu Amigo Secreto de forma online, e com toda a confidencialidade. Basta entrar, colocar os nomes e emails de todos os participantes. Posteriormente, cada um receberá, na sua caixa de entrada, um email com o nome de quem lhe foi atribuído. A seleção é aleatória e automática… experimente! 😊

Claro, vale a pena reforçar que uma boa música de fundo, que crie ambiente sem perturbar a socialização, é essencial.

Mostrar a gratidão é imprescindível

Esta é, realmente, a parte que deve ter mais em conta, especialmente se tratar-se de um evento empresarial. Neste caso, manter os seus colaboradores motivados e gratificados poderá contribuir, entre outros aspetos, para um melhor ambiente e produtividade dos mesmos.

Claro que pode não ter capacidade para atribuir prémios de produtividade, especialmente devido ao ano menos bom, mas pode sempre mostrar o seu apreço pelas pessoas. Por exemplo, experimente referir o impacto do contributo dessas pessoas no seu negócio. Todas as pessoas gostas de sentir que são úteis e, muitas vezes, serem reconhecidas como tal é o suficiente! Pense nisso…

Adicionalmente, quando distribuir as prendas, certifique-se que estas são o mais direcionadas possível.

Com tudo planeado, seguem os convites!

Faça convites explícitos, que mostrem que o evento será também para Team Building, gratificação e motivação, deixe os convidados com água na boca com o menu e coloque a informação para participar no amigo secreto. Acima de tudo, faça as coisas com antecedência…

Tenha em conta que este foi um ano difícil para todos, de muita adaptação, e que manter um certo nível de tradição pode confortar a alma. A Casa Adega do Mosteiro está aqui para receber os seus eventos de empresa, sejam festas de natal ou outros. Se tiver alguma questão ou sugestão, contacte-nos!