Conhece as praias e as lagoas da Costa de Prata?!

A Casa Adega do Mosteiro está localizada numa região bem privilegiada… a zona Oeste! Sendo uma das principais razões, e talvez a mais conhecida, a sua proximidade à Costa de Prata. Uma zona costeira inserida numa paisagem natural incrível. Mas não só…

A zona Oeste também é conhecida pelas suas belas lagoas, pelas atividades e desportos possíveis de se realizar na região e, por último, mas não menos importante, pela sua riqueza cultural e histórica! Parece perfeito, não acha?!

Venha connosco apaixonar-se pela região Oeste!

A Costa de Prata

Esta região costeira, situada na zona Oeste, e banhada pelo oceano atlântico, detém uma imensa beleza! De densa vegetação, temperaturas amenas e praias de areia clara, é perfeita para quem preza o sossego e a natureza. Para além disso, ainda lhe permite escapar do turismo de massa, mas não ficar isolado, longe de tudo, uma vez que se encontra perto da capital portuguesa, Lisboa.

A Costa de Prata não é só praias e natureza, as suas cidades e vilas têm uma vasta herança histórica e artística. Perca-se a explorar os castelos, as igrejas e os monumentos da região.

Para os mais aventureiros, e amantes do desporto, esta região é ideal para a prática de desportos náuticos. Como por exemplo:

  • Canoagem;
  • Wakeboard;
  • Surf, Windsurf e Kitesurf;
  • Catamaran
  • Paddleboard
  • Etc…

Para além disso, oferece ainda excelentes instalações para praticar Ténis, Golf, Equitação e Kart.

Nazaré

Conhecida, maioritariamente, pelas suas ondas gigantes, a Nazaré tem imenso para oferecer aos seus turistas! A sua riqueza histórica encanta, com as vestes típicas das nazarenas, lendas, mercados de peixe fresco, barcos e, mais atualmente, a história da maior onda surfada por Garrett McNamara. Vejamos, de seguida, alguns aspetos sobre esta bela Vila:

  • Praia do Norte – É a praia que concedeu o recorde mundial a Garrett, e uma das mais extensas da nazaré. A sua beleza natural deve-se ao facto de ser cercada por dunas, bosques e pinheiros. As suas características e condições permitem praticar surf, pesca desportiva, windsurf e kitesurf. É também casa do Nazaré Pro (Campeonato de Bodyboard) e do Nazaré Challenge (circuito do Big Wave Tour do World Surf League).
  • Praia da Vila – Conhecida como praia da Nazaré, ou praia de Banhos, era onde se concentrava a maior atividade piscatória. A praia tem ainda uma forte ondulação que convida a atividades náuticas.
  • Sítio da Nazaré – Para observar a extensa praia da Vila, sobe até ao Sítio! É no Sítio da Nazaré que encontra o bairro onde a história da vila começou e o Miradouro do Suberco. Aqui também se localiza o santuário da nossa senhora da nazaré, que tem simbolismo religioso. Para além disso, o miradouro ideal para avistar as ondas gigantes também se encontra aqui, no forte de São Miguel Arcanjo, onde fica o tão famoso Farol da Nazaré.
  • Gastronomia – Ao visitar a Nazaré, não se pode esquecer de provar os seus pratos típicos, com peixe fresco da região. Prove a famosa caldeirada, prato ideal para desfrutar no inverno.  Irá encontrar vários restaurantes típicos pela cidade, peça recomendações aos locais!

A vila da Nazaré tem imenso para lhe oferecer, passe um excelente dia e não se esqueça de explorar também a sua história e cultura!

São Martinho do Porto

Quem nunca ouviu falar da baía de São Martinho do Porto?! Um ponto com enorme destaque no mapa de Portugal.

São Martinho do Porto é uma vila piscatória, pertencente ao concelho de Alcobaça, e inserida na Costa de Prata. É também rodeada por campos agrícolas, que se estendem quase até às Caldas da Rainha, e uma excelente alternativa à Nazaré. Pois tem menos turistas, sendo ideal para passar férias em família. Em São Martinho do Porto, podemos encontrar:

  • Praia em forma de concha – A sua forma confere-lhe o título de uma das praias mais bonitas do país, sendo única. Com águas calmas e areal claro, é ideal para ter férias descansadas em família.
  • Túnel – Esta zona de passagem pedonal, ótima para caminhadas, permite-lhe observar o mar agitado e as arribas. Os mais aventureiros devem subir e encontrar o Farol!
  • Marginal – A sua longa marginal é perfeita para fazer uma caminhada, disfrutando da vista da magnifica paisagem da baía de São Martinho do Porto.
  • Praia de Salir do Porto – Ao longe pode avistar a sua duna… a maior duna de Portugal! Para a visitar, basta percorrer o passadiço que começa na praia de São Martinho do Porto.

Aproveite para visitar o mercado municipal, onde pode comprar frutas, legumes e peixe fresco, e também os pontos históricos da vila.

Foz do Arelho

A Foz do Arelho é uma vila, pertencente ao concelho de Caldas da Rainha, e um dos principais pontos de ligação à Lagoa de Óbidos. É o destino perfeito para os amantes da época balnear.

  • Praia da Foz do Arelho – O seu areal dourado, extenso, o mar vigoroso e a união do mar com o campo formam uma paisagem inesquecível, que vale a pena observar. É local de passagem obrigatória na região. Durante a época balnear existem eventos e atividades na praia, para que possa divertir-se enquanto desfruta desta pérola da natureza.
  • Lagoa de Óbidos – É o sistema lagunar mais extenso do país, com uma diversidade de fauna e flora. Liga a Foz do Arelho com a bela vila histórica de Óbidos e conta com uma beleza natural de cortar a respiração. Para além disso, pode praticar Birdwatching ou desportos náuticos, como kitesurf, windsurf, paddleboard, canoagem, remo, entre outros.

Decerto que irá passar um excelente tempo na Foz do Arelho! Desfrute da sua praia, observe as suas belas paisagens e adira às atividades da região. Não deixe de visitar este ponto de paragem obrigatória na Costa de Prata.

Peniche

Esta cidade, muito conhecida pelos amantes do surf, passou de uma localidade de pescadores a um destino de eleição da Costa de Prata. Mais do que praias, esta região tem uma forte herança histórica e cultural, como o Forte de São João Batista e as visitas às Ilhas Berlengas.

  • Praia do Molhe Leste – Com um extenso areal, que se une à vegetação envolvente, e águas apelativas à prática de surf, é um destino de eleição para muitos turistas.
  • Praia dos SupertubosUma das melhores para a prática de surf e bodyboard. As suas ondas, de forma perfeita e tubular, concedem-lhe o nome.
  • Praia da Consolação – Trata-se de uma praia com excelente exposição solar e com presença de iodo, o que lhe confere excelentes condições terapêuticas. A sua ondulação forte é atrativa para a prática de surf e windsurf.
  • Praia de São Bernardino – Abrigada entre arribas, esta praia proporciona uma sensação acolhedora. As suas águas são calmas, com rochas nos extremos, e é ideal para passar um bom bocado em família.
  • Praia do Baleal – Uma praia perto das praias da zona de Peniche, sendo considerada por muitos, a mais bela praia da Costa de Prata. Sugerimos que, nas pausas dos banhos de sol, aproveite para visitar a ilha do Baleal. Vai compensar!

Adicionalmente, para além das praias e das atividades náuticas, e em conjunto com Óbidos, Peniche tem também excelentes resorts onde, por exemplo, pode aderir à prática do Golf.

Lourinhã

Depois de Peniche, encontramos a Lourinhã! Outra zona balnear bastante conhecida. Convidamo-lo a fazer um desvio pela Lourinhã, e a visitar esta região que une o mar, o campo e a cultura!

  • Praia do Areal – Tem condições ideais para a prática de surf, recebendo eventos nacionais da modalidade. Tem também um extenso areal, com uma afluência razoável de turistas.
  • Praia da Areia Branca – Uma das praias mais conhecidas da região. Tem atividades como minigolf, surf e bodyboard, e está rodeada de bares e esplanadas, o que lhe confere movimento e vida.
  • Praia de Paimogo – Porto de abrigo de algumas embarcações, esta praia é ideal para a prática de pesca artesanal, caça submarina, exploração subaquática e pesca desportiva. Com areal pequeno e águas calmas, convida a um momento de relaxamento.

Para além das suas belas praias, pode também visitar o Dino Parque, um parque temático dedicado aos dinossauros, igrejas e museus, o Forte de Paimogo e o Parque da Fonte Lima.

Como pode conferir, tem imenso para visitar na Costa de Prata. O ideal é planear as suas férias com tempo, para que possa apreciar tudo o que a natureza tem para lhe oferecer. A Casa Adega do Mosteiro tem todo o gosto em recebê-lo e aconselhá-lo sobre o que visitar na região. Visite-nos!

À procura de…Alojamento?

Para além de dois apartamentos T1 totalmente equipados, a Casa Adega do Mosteiro tem também vários quartos disponíveis. Independentemente da sua escolha, encontrará todas as condições necessárias para lhe proporcionar o maior conforto na sua estadia.

Adicionalmente, como a casa é habitada pelos proprietários e pelos hóspedes em simultâneo, irá ser recebido como se de um amigo se tratasse, o que confere uma atmosfera única e familiar.

A planear um…evento?

A Casa Adega do Mosteiro também pode ser o espaço ideal para realizar os seus eventos! Sejam reuniões, festas de aniversário, batizados, casamentos, eventos promocionais, familiares, pode beneficiar das suas infraestruturas, equipamento e respetivo staff. Tudo isto para tornar os seus eventos inesquecíveis.

+351 962 854 103   –  +351 962 305 804   –  adegadomosteiro@sapo.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *