Como organizar uma festa de aniversário?!

As datas de aniversário, apesar de acontecerem todos os anos, são importantes de celebrar!

Seja o seu aniversário, o do seu filho ou de alguém que lhe é querido, a comemoração deste dia é uma ótima oportunidade de criar boas memórias, ou de celebrar as conquistas pessoais que teve ao longo do ano! Para além disso, é também um dia dedicado ao convívio entre amigos e família, o que tanto nos alimenta a alma.

Ora… planear uma festa de aniversário pode parece uma tarefa morosa e consumidora de energia. No entanto, queremos mostrar-lhe que não precisa de uma festa astronomicamente elaborada, para que esta seja memorável. Os detalhes contam muito, e o seu carinho e dedicação espalhar-se-ão a todo o evento.

Posto isto, e de modo a ajudá-lo na preparação da sua festa de aniversário, partilhamos algumas dicas que podem tornar o seu dia de celebração inesquecível

Como planear a sua festa de aniversário?!

Efetivamente, não precisa de ser especialista em eventos para conseguir organizar uma festa de aniversário memorável. Por vezes, conhecer bem o aniversariante e os convidados, e explorar opções, é o suficiente! Vejamos por onde começar…

Quem é o aniversariante e quem serão os convidados?

Primeiro que tudo, tem de saber quantas pessoas vai convidar e as faixas etárias. Algo que vai influenciar o tamanho do espaço que precisa, outdoor ou indoor, o tema da festa, o menu… ou seja, praticamente tudo:

  • Se os convidados forem maioritariamente crianças, precisa de contar com comida mais prática e simples, som adequado a crianças e várias atividades que entretenham os mais pequenos. O ideal seria até ter um espaço outdoor.
  • Caso existam convidados deidades mais avançadas, é importante ter algum espaço para que as pessoas se possam sentar, coberto ou à sombra.
  • Sendo o aniversário de algum adulto, uma festa mais requintada, com um som mais cuidado, decoração mais simples e um menu mais elaborado, são ideais!

Escolher o tema perfeito

Neste passo pode libertar a sua criatividade! Ter em mente exatamente o tipo de festa que pretende vai influenciar, entre outros aspetos:

  • a escolha do espaço;
  • a sua decoração;
  • a escolha do menu; e
  • o tipo de atividades que terá na festa.

Quando se trata de um aniversário infantil, é muito simples encontrar um tema que agrade a criançada (normalmente relacionado com o desenho animado preferido). Depois é só decorar a preceito!

Em aniversários de adultos, basta manter uma ligação entre os elementos, que podem ser simples. Pode ainda caprichar ao, por exemplo, fazer um tema de praia, arte, culturas específicas, entre outros… faça com que esta seja uma festa inesquecível por si e pelos seus 😊

O espaço é um elemento chave

O espaço vai contribuir muito para o desenrolar da festa. O primeiro aspeto a ter em consideração é, sem dúvida, a época do ano em que está a preparar o evento. Se a sua festa de aniversário se realizar numa altura em que é previsível a ocorrência de chuva e mau tempo, optar por um espaço interior é sempre mais seguro.

Escolher um espaço indoor não significa que terá de sacrificar área! Existem opções de espaços indoor com o tamanho suficiente para a parte da comida, animação e até os extras! A Casa Adega do Mosteiro tem um espaço interior perfeito para a realização de qualquer evento, especialmente para organizar a sua festa de aniversário.

Claro que, no caso de ser previsível estar bom tempo, e mesmo ser um aniversário infantil, o espaço exterior é sempre mais agradável. Uma das mais valias é, sem dúvida, ter um espaço amplo para as crianças correrem e brincarem, no fundo… serem crianças.

Decore o espaço com criatividade

Olhe para o espaço que tem disponível e, primeiro que tudo, defina as áreas do evento:

  • onde será colocada a comida e as bebidas;
  • espaço para a animação (assim como um possível insuflável);
  • estação de pinturas faciais ou balões;
  • espaço para as lembranças da festa;
  • uma estação para tirar fotografias;
  • Etc…

É importante definir, muito bem, o que vai colocar na sua festa de aniversário e onde vai colocar! Depois, pense no tema que escolheu, assim como nos seus convidados, e comece a pensar nos elementos que pode colocar em cada área.

Claro que não é preciso gastar imenso dinheiro, menos é mais. Uns elementos decorativos aqui e ali, empratamentos, moldura para as fotografias…. Pode ver imensas opções online. Na aplicação Pinterest, por exemplo, consegue procurar inspiração para qualquer evento.

Desenhar o menu de comidas e bebidas

Neste passo, saber exatamente o número de convidados é essencial, nomeadamente para decompor as necessidades de comidas e bebidas.

Atenção, apelamos a que tenha em conta apenas o necessário. O objetivo é que haja o mínimo desperdício alimentar possível, um problema muito recorrente em eventos.

Para eventos de crianças, pode sempre optar por snacks práticos e simples, e elaborar algo mais requintado quando o evento é dedicado a adultos… uns scones, macarrones, etc.

A altura do ano também tem um grande peso neste passo. Se a festa se realizar no verão, opções mais frescas são preferíveis: gelatinas; fruta fresca; limonadas; entre outros… Já no inverno, o menu terá de ser mais aconchegante: crepes; waffles; chocolate quente; etc…

O que é um aniversário sem animação?!

Independentemente do orçamento que tenha, a animação deverá ser sempre garantida. Muitas das vezes, basta dar asas à imaginação! No entanto, pode ser uma mais-valia se o espaço já possuir piscina, insuflável ou até mesmo sistema de som, como é o caso da Casa Adega do Mosteiro.

Fora disto, pode ter alguém a realizar pinturas faciais ou um animador. Por exemplo, sem ter de contratar mais serviços, pode sempre realizar concursos ou uma caça ao tesouro. Claro que, quando a festa é destinada a crianças!

Quanto ao som do evento, pode alugar equipamento, contratar alguém que trate do som ou simplesmente criar uma playlist de acordo com o ambiente que pretende criar. O Spotify tem playlists para todos os momentos, e pode ser uma escolha acertada… faça uma breve pesquisa!

Organizar uma boa festa de aniversário, pode não ser sinónimo de gastar muito dinheiro!

Se já está a fazer as contas…. não se assuste. Não precisa de contratar todos os serviços ou fazer grandes compras para decoração, existem imensas opções acessíveis. Adicionalmente, se tiver pouco tempo para preparar a festa, pode sempre pedir orçamentos a um espaço com todos os serviços adjacentes. Por vezes, pode ficar mais barato!

No entanto, com este artigo, apenas queremos mostrar-lhe que não é preciso um grande orçamento para ter celebrações memoráveis.

A Casa Adega do Mosteiro pode ser o palco dos seus eventos!

A Casa Adega do Mosteiro, para além de agradáveis opções de alojamentos, tem também espaço para eventos! É verdade… dispomos de um espaço tradicional, mas com requinte que, apesar de ser ume espaço característico, pode sempre ser adaptador com decoração personalizada a cada festa. Para além disso, somos flexíveis! Caso prefira, pode sempre trazer a sua própria comida ou cozinhar nas nossas instalações. Confira aqui a nossa página reservada a eventos.

Já planeou os seus aniversários para este ano?! Comece pelos mais pequenos e ofereça-lhes a festa que vão sempre recordar! A Casa Adega do Mosteiro está aqui para receber os seus eventos. Se tiver alguma questão ou sugestão, contacte-nos! Já marcou o seu evento, mas não sabe como chegar? Pode ver aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *